quarta-feira, 8 de julho de 2015

Driver License - Qual a importancia?

Olaaaar

Vamos falar de um assunto que eh de utilidade publica??

Todos os dias eu vejo postagem em todos os grupos do facebook sobre "Qual a importancia da driver license nacional e da PID se assim que chegarmos no EUA vamos tirar outra". Hoje eu quero usar o blog para ajuda-las (principalmente quem esta chegnado) a entender melhor para que serve e qual a importancia.



Durante nosso processo, uma das coisas que mais atrapalham as meninas eh a carteira de motorista. Muitas estao tirando, outras ja tem ha um tempo, mas nao dirigem e assim vai. Como todos sabem, a carteira de motorista eh MANDATORIA! Voce nao fica nem online sem carteira de motorista. Sabe por que? Porque onde as familias moram, geralmente, voce so consegue se locomover de carro. Se voce nao tem carro ou voce precisa morar muuuito perto de algum ponto de onibus e metro, ou voce vai gastar muito dinheiro com taxi (como aconteceu comigo durante meu primeiro ano).
Ser sincero com a familia sobre sua confidencia como motorista eh primordial, sabe por que? Aqui voce pega estrada o tempo todo e as pauslitas (assim como eu) sabem que a gente nunca consegue dirigir rapido na nossa cidade porque temos transito em todos lugares e o mais "rapido" que geralmente dirigimos eh 80Kmh e quando chegamos a isso ja achamos que estamos arransando. Enquanto aqui, 80kmh eh devagar!!

- Se eu tenho a permissao para dirigir, eu consigo tirar a PID mesmo assim?

SIM, voce consegue! O unico problema eh que a PID vira com a data de validade da sua permissao. Por exemplo, se voce tirou sua habilitacao no em julho de 2014, automaticamente ela vencera em julho de 2015 e o mesmo acontecera com a PID.
Suponhamos que voce chegou aqui em Maio de 2015, voce tera dois meses para usar sua PID, depois de vencida ela nao vale para mais nada. Em alguns estados voce pode dirigir mesmo sem PID, so que precisa estar acompanhada com alguem que seja maior de 21 e tenha a habilitacao americana. 



- E se a minha CNH for definitiva?

Otimo! Nao se preocupe porque sua PID tambem tera a mesma validade da sua habilitacao.

Em alguns estados, como Maryland, voce pode passar um ano inteiro dirigindo so com sua PID e so precisaria tirar a DLdaqui se voce fosse extender, trocar de visto, whatever. 

No matter what, ter a sua habilitacao e a PID eh primordial. Eu conheco meninas que vieram para ca sem a PID e nao tiveram problemas, mas tenham certeza de comunicar sua familia. Nao fale que voce tem a PID se voce nao tem. Para a agencia voce pode mentir (WHO CARES?), mas jamais minta para a familia. Nao se esqueca que voce dependera deles durante um ano e a responsabilidade de fazer esse ano inesquecivel eh de ambas as partes! Ninguem quer problema logo no comeco, certo?

O processo para tirar habilitacao aqui eh bem simples. Na maioria dos estados, os documentos que voce precisa sao:

- Passaporte
- Comprovante de endereco (caso voce tenha se mudado, a carta do correio de troca de endereco sera suficiente)
- DS
- Social Security Number
- I-94 (apenas alguns estados).
- Carteira de Motorista

Eu fiz o processo em Maryland e em Virginia e nos dois lugares eu nao precisei mostar a PID, mas eh sempre bom te-la com voce (just in case).

Na maioria dos lugares voce nao precisa marcar hora, mas vale a pena checar com antecedencia. 
Para tirar DL em Maryland voce precisa fazer um curso online de alcool e drogas e depois fazer uma prova presencial e so dpeois voce pode ir ate o MVA para entregar os documentos, tirar foto, fazer o teste de leis e o exame pratico. 
Em Virginia voce nao precisa fazer esse teste de alcool e drogas. So a prova escrita e o teste pratico.
O verao costuma ser a epoca mais cheia para tirar a DL, se possivel, tire antes ou depois da season. O processo em VA eh bem mais rapido do que o de Maryland.
Estudar o livre eh primordial! Existem pequenas coisas que faz total diferenca na hora do teste. Se voce nao se sente boa suficiente, seja sincera com sua host family e cogite a ideia de aulas particulares, muitas vezes voce nem precisa de muitas aulas. 
Eu nao dirige para a minha HF durante meu primeiro ano, mas dirigia myself. Usava o carro do boy, de amigos... Aprendi a dirigir para mim, mas na hora de eu fazer o teste em Maryland eu nao passei por um erro bem bobo. Aqui nos USA voce pode virar a direita mesmo que o farol esteja vermelho, so que se o farol estiver vermelho voce precisa parar o carro completamente. Eu tinha aprendido que eu so precisava diminuir a velocidade, olhar com atencao e prosseguir. Fiz isso no teste, quase terminando o teste, fui reprovada. 
Meus hosts decidiram que era melhor eu fazer uma aula com um professor particular, so para ele me explicar essas pequenas coisas. No comeco eu nao gostei muito, fiquei com um pouco de medo e achando que eles nao acreditavam que eu podia dirigir bem. Aceitei as aulas e hoje sou muuuito grata! Acabei fazendo tres aulas, so para treinar as coisas que sao diferentes em relacao a dirigir no Brasil. Hoje me sinto muito melhor e segura dirigindo. Aprendi muitas coisas, essas aulas so me acrescentaram. Entao nao tenham medo e nao se achem melhor ou pior que sua amiga que tirou a DL sem precisar fazer aula, ate porque ja vi meninas que precisaram de duas ou tres tentativas para passarr no teste. 

REPROVAR EH NORMAL!!!

Se voce ja tem match e sabe que vai precisar dirigir, comece a estudar tudo sobre o seu estado e se pooupe de problemas futuros.

***DICA***

Meninas tenham certeza que voces moram perto de metro caso a familia nao disponibilize o carro. Deem preferencia para as familias que deixe usar o carro. Tenha certeza que voce pode usar o carro no seu tempo OFF, nao faca exigencias absurdas,  mas tenha certeza que voces possuem o direito de ir e vir. 
Durante a minha extensao, eu tive uma familia que parecia bem legal no meu perfil, mas eles nao me deixavam usar o carro de jeito nenhum. O metro era 10 minutos de casa (andando) e eles esperavam que eu fosse usar o metro para tudo. Sabe por que eu nao fechei com eles? Minha razao de extender eh estudar, mesmo o metro sendo perto, eu nao andarei ate o metro com a temperatura chegando a -16 para poder sair de casa.
Pequeise tudo sobre o estado, facam perguntas. Nos, que ja estamos aqui, estamos abertas para perguntas e ajuda-las no que precisarem. Nao sejam timidas, ok? Perguntem!!
Espero ter ajudado, qualquer duvida, email me ou deixem um comentario aqui embaixo. Estarei feliz em ajuda-las em tudo o que eu puder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário